Como avaliar a produtividade da equipe?

Como avaliar a produtividade da equipe?

A produtividade da equipe pode ser um excelente indicador do potencial da empresa para o alcance do sucesso, e acompanhá-lo, certamente, é uma atitude que todo bom gestor prioriza. Tendo isso em mente, veja como avaliar a produtividade da sua equipe com eficiência.

Considerando o importante papel de uma equipe para a concretização de todas as atividades de uma organização, nota-se o quão determinante são as ações desempenhadas por esse time para a fluidez e saúde de todo o processo.

Acompanhar a produtividade da equipe pode ser um excelente recurso de análise de problemas e de diversas questões importantes para o negócio, tendo em vista que o trabalho desempenhado tem ligação direta com a qualidade do produto, qualidade da entrega e com a satisfação do cliente.

Esse tipo de acompanhamento deve ser feito diariamente, e de maneira estratégica, de modo a obter dados verídicos e, assim, evitar o desencadeamento de problemas.

Avaliando a produtividade com eficiência

Existem metodologias diferentes que podem ser adotadas para a averiguação da produtividade de uma equipe, no entanto, indicaremos as ações que são base para a maior parte delas. Veja!

PLANEJE A AVALIAÇÃO

Antes de iniciar a avaliação da produtividade do seu negócio é altamente recomendado planejar o que será avaliado, pois isso trará maior organização, assim como mais eficiência e sentido ao processo.

Sendo assim, tenha em mente o porquê de tal avaliação, o que será avaliado, como será avaliado, e como os resultados obtidos serão aproveitados em prol de ações de melhoria contínua.

AVALIE POR SETOR

Um dos principais erros dos gestores é querer avaliar a produtividade como um todo, mas a chave para uma boa avaliação é ter atenção aos detalhes de cada processo, por isso, separe a avaliação por setores, de acordo com a ordem lógica do processo.

USE TECNOLOGIA

Aproveite as maravilhas da tecnologia para obter relatórios precisos sobre a qualidade e quantidade de produtos que saem das dependências da empresa rumo às mãos do consumidor final. 

OUÇA A OPINIÃO DA EQUIPE

Nada melhor que o relato de quem tem contato direto com o processo para entender a fluidez dele, não é mesmo?! Por tanto, busque perguntar para os colaboradores o que eles acham do processo, se acreditam que algo possa melhorar, o que eles acham do entrosamento da equipe, entre outras coisas.

A dica aqui é ter cuidado com a indelicadeza, somente faça perguntas que sejam de fato relevantes para o processo, e evite deixar a equipe constrangida.

FAÇA PESQUISA DE MERCADO

A fim de ter uma base, veja a forma como outras empresas trabalham e tente identificar os pontos em que o seu processo se destaca e quais ele deixa a desejar.

Embora  comparações sejam vistas com maus olhos, elas são indispensáveis para constatação do nível do seu processo em relação ao mercado.

A análise da produtividade deve ser feita com cautela e de maneira precisa, pois se feita de maneira inadequada pode causar frustrações e má interpretação da real situação da empresa, por isso, o ideal é planejar estrategicamente como tal avaliação será feita.

Avalie e melhore seu processo com a Iwankio Consulting

Avaliar o desempenho de toda uma empresa requer conhecimento técnico profissional, afinal, qualquer passo errado pode causar interpretações errôneas e desencadear uma série de erros de processos que podem prejudicar gravemente o desenvolvimento de uma marca.

Por isso, o ideal é sempre colocar ações importantes da sua empresa nas mãos de especialistas, profissionais que possam garantir a total segurança da aplicação de novas medidas.

Com a Iwankio Consulting, por exemplo, você conta com profissionais altamente capacitados e preparados para solucionar problemas e melhorar resultados.

Através de estratégias inteligentes nós conseguimos eliminar desperdícios e otimizar processos.

Avalie a produtividade da sua empresa de maneira correta, entre em contato com a equipe da Iwankio Consulting e melhore o posicionamento da sua marca.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Você também pode gostar