UM ANO DE COVID-19: QUAIS LIÇÕES A PANDEMIA TROUXE PARA AS EMPRESAS?
Embora a pandemia tenha pego todos de surpresa e causando muito estrago, é certo reconhecer que ela gerou a oportunidade de muito aprendizado para o mundo dos negócios. Por isso, veja o que os empreendedores podem levar de positivo em relação à pandemia, nesse último ano.
O distanciamento social e outras medidas de combate a COVID-19 impulsionaram grandes mudanças no mercado que vão desde a estrutura de organizações, ao posicionamento de venda e compra de um produto ou serviço.
Mesmo que para muitos a pandemia tenha representado, o fim é inegável que ela nos deixou lições valiosas que devem ser aproveitadas. Independentemente de qual seja sua situação atual, se você é empreendedor, já foi ou pretende ser, veja quais são as lições que, até então, a pandemia nos deu e saiba como aproveitá-las.
O QUE DE BOM PODEMOS LEVAR DA PANDEMIA?
Antes de te apresentar as lições valiosas da pandemia é preciso saber que muito se pôde aprender com ela, e que tal aprendizado pode variar bastante de acordo com a experiência de cada um, no entanto, há três que se destacam e que acreditamos servir para impulsionar os negócios de todos.
É PRECISO ESTAR SEMPRE PREPARADO
Infelizmente muitas empresas fecharam as portas em meio a pandemia e tudo isso devido a falta de um plano B, algo que mostrou a importância em se ter um planejamento estruturado para o futuro.
Por questão de segurança é imprescindível que organizações tenham nas mangas um bom planejamento para o enfrentamento e contenção de crises, desse modo será muito mais fácil superar dificuldades, sempre que necessário.
Crises como a que estamos vivendo causam, inevitavelmente, certo desequilíbrio emocional em toda a equipe, e seguir planos estratégicos criados enquanto se estava com a cabeça fria, pode ser uma grande ajuda.
Outra coisa que pode ser útil para o enfrentamento de dificuldades é trabalhar a flexibilidade da equipe no dia a dia, propondo desafios diários para que eles aprendam como se portar em situações desafiadoras, como crises pandêmicas, por exemplo.
É preciso ter em mente que um bom plano de contingência conta com uma boa reserva de recursos financeiros e insumos, para que se consiga ter tempo hábil para análise do cenário e posteriormente, tomada de ação assertiva.
É PRECISO ACOMPANHAR AS MUDANÇAS
A pandemia mudou toda a forma de vida social e nos mostrou que é necessário se adaptar a novos cenários, independente de como seja.
É preciso estudar novas estratégias de ações, que permitam o crescimento e o desenvolvimento da sua marca de acordo com as novas necessidades e padrões do mundo.
Tomando como exemplo as mudanças da própria pandemia, quem não soube se adaptar às técnicas de trabalho virtual, certamente teve problemas em encontrar o equilíbrio em meio ao caos.
Portanto, podemos considerar que a pandemia mostrou que é preciso se reinventar, não necessariamente reinventar um produto ou serviço que já faz bastante sucesso, mas sim a forma como ele é produzido, apresentado e comercializado.
Acompanhar as mudanças é perseguir o conhecimento, as necessidades da sociedade, ampliar a visão estratégica, explorar o mercado entre outras coisas.
Lembre-se, em um mundo de constante mudança a adaptação é também pura questão de sobrevivência.
É NECESSÁRIO TER UMA BOA ESTRUTURA
Negócios bem estruturados são mais difíceis de desmoronar, e a pandemia veio para comprovar isso.
Empresas que antes da propagação do coronavírus tinham um bom planejamento, boa estrutura organizacional e uma equipe flexível e bem comprometida com o trabalho, muito provavelmente tiveram maior facilidade para superar os problemas e reerguer a marca de uma nova maneira.
Poder contar com uma boa estrutura organizacional traz inúmeros benefícios para os índices de crescimento de uma empresa, como a melhora na qualidade do processo e produto aumenta, a redução de custos e desperdícios, melhor relacionamento com o público alvo.
Existem inúmeras formas de alcançar uma boa estrutura organizacional, no entanto a melhor é a busca pela melhoria contínua, uma metodologia que conta com o apoio de outras técnicas, como a DMAIC, por exemplo, que visam analisar minuciosamente tudo que envolve o funcionamento de um negócio e então implementar mudanças e melhorias.
A pandemia não está sendo fácil, mas ela tem nos proporcionado muitas oportunidades boas, basta olharmos para o cenário da maneira correta. Se você está tendo problemas para aprender e tirar o melhor proveito de todos os novos caminhos do mercado, entre em contato com o time da Iwankio Consulting para uma orientação que transformará o status atual do seu negócio.