Por consequência de todos os acontecimentos que têm cercado o mundo nos últimos dias, é extremamente urgente pensar na melhoria contínua de processos como uma opção para uma época crítica como a que vivemos.
Existem muitas práticas que podem ser aplicadas dentro de uma empresa para a adaptação a esse método que se baseia em um esforço colaborativo da equipe para melhorar o desempenho
Vamos conhecê-las melhor?
Processo de melhoria contínua diante de uma crise
Adotar ações de melhorias durante uma crise pode ser uma excelente alternativa para obter resultados positivos à organização. Por mais que uma crise seja símbolo de recessão econômica, é viável olhar para esse cenário como um ambiente de oportunidades também.
Sendo assim, ao enxergar períodos em que o futuro da empresa pode ser comprometido, é preciso dar respostas rápidas ao mercado de trabalho. E essas respostas podem ser dadas através de mudanças na produção ou execução de serviços.
Tudo isso requer um bom jogo de cintura e muita agilidade para resistir a esses momentos, pois crises nada mais são do que uma espécie de seleção dos empreendimentos mais resistentes às turbulências.
Durante uma crise, a empresa é estimulada a fazer ajustes ou uma completa reestruturação no negócio. E é nessas horas que se faz importante a implementação de uma política de melhoria contínua nos processos. Um exemplo muito funcional, é a metodologia Lean Six Sigma, que resulta principalmente no aumento da produtividade e na redução de custos.
Mas como?
O Lean Six Sigma é um conjunto de práticas abordadas com o intuito de melhorar os processos através da eliminação de desperdícios e defeitos. Essa metodologia iniciou com a Toyota e com a Motorola, há muitos anos atrás, e é utilizada até hoje por conta dos excelentes resultados que ela trouxe.
O que define melhor essa estratégia de melhoria contínua é:
– Ênfase no controle de qualidade
– Análise e solução de problemas
– Uso sistemático de ferramentas estatísticas
– Decisões tomadas com base em fatos e dados
– Uso do DMAIC, termo que significa “definir, medir, analisar, melhorar, controlar”
– Uso do PDCA, que significa planejar, executar, verificar e agir.
Isso tudo pode ser muito útil para sua empresa em momentos como esse. E para colocar tudo isso em prática, basta uma iniciativa sua e de sua empresa para que as mudanças comecem a acontecer.
É muito válido contratar uma consultoria para momentos incertos como esses, pois apoio profissional pode te tirar do sufoco.
A Iwankio Consulting pode te ajudar com isso. Clique aqui e entre em contato conosco para que possamos ajudar você e sua organização a sair dessa crise não só com a cabeça erguida, mas também com uma empresa renovada.