Criada em 1950 pela Toyota, os pilares da cultura Lean são difundidos no mundo com o intuito de reduzir desperdícios e aumentar a produtividade e a qualidade em empresas manufatureiras.
Com o foco no aumento da competitividade, essa cultura utiliza como princípios básicos a redução de custos, a agilidade na produção, uma capacidade produtiva maior, uma melhoria no ambiente de trabalho para o funcionário e uma melhoria contínua nos processos realizados.
No post de hoje, iremos conhecer melhor essa cultura e saber como ela funciona.
Os pilares da cultura Lean no sistema Toyota
Os pilares da cultura Lean são a eliminação de desperdícios e a produção de qualidade.
Isso tudo porque frisa-se a preservação de atividades que agreguem valores à empresa, através do descarte das que são consideradas desnecessárias.
Além disso, também é importante mencionar os chamados Fluxos de valor, em que somam-se todas as atividades necessárias para a produção de todos os produtos. Isso contribui para a visualização dos processos de uma forma menos individualizada, e, também, é possível, através dele, observar todas as fontes de desperdício que surgem durante o processo de produção.
A nomeada Produção Puxada é aquela em que as atividades de fluxos iniciais notificam as dos fluxos finais sobre suas necessidades. De tal maneira, evita-se a produção em excesso e, consequentemente, o desperdício.
Implementando na sua empresa
Para começar a implementação da cultura Lean do sistema Toyota, você deve observar.
Identificar quais pontos são essenciais e quais estão gerando desperdícios é o primeiro passo a ser dado. Afinal, foca-se, aqui, aquilo que agrega valor à sua empresa e descarta-se aquilo que nada contribui para o seu negócio.
Depois, você pode refletir sobre como a empresa funciona atualmente, quais os empecilhos que impedem um fluxo de trabalho melhor e quais estratégias de melhoria você deseja/pretende adotar.
Teste um novo ciclo através da implementação de um fluxo de trabalho atualizado para análise de se está ou não sendo funcional.
Busque a melhoria contínua e torne essa sua nova política de produção. Com a análise dos dados obtidos no passo anterior, está na hora de dar um ponto de partida para seu novo fluxo.
Ficou interessado nessa cultura?
Você pode conhecer mais sobre o sistema lean clicando aqui e entrando em contato com a Iwankio Consulting.
Somos especialistas em estratégias para a geração de resultados significativos para a sua empresa e estaremos prontos para lhe auxiliar a alcançar o melhor resultado sempre, pois só através de capacitação que se pode chegar até ele.