Como implementar o Lean Six Sigma e vencer os desafios? Vejamos:
Assim como muitas metodologias utilizadas pelas empresas, o Lean Six Sigma visa melhorar a qualidade de produtos e serviços. Para isso, foram combinadas as filosofias de Lean Manufacturing à do Six Sigma. Com isso, é possível aumentar a produtividade das equipes, minimizar desperdícios e melhorar a experiência do cliente.
Para quem não está familiarizado, o Lean Manufacturing é uma estratégia que atua nos fluxos de trabalho. O objetivo dessa ação, é garantir processos mais fluidos e suaves, eliminando pontos de atraso, como esperas e estoques não utilizados. Embora o Six Sigma também busque mais qualidade de operações e qualidade, ambas se diferem.
No entanto, apesar de alguns pontos serem diferentes, as estratégias foram combinadas justamente por seus pontos complementares. Foi exatamente por isso que o Lean Six Sigma surgiu. Enquanto o principal objetivo do Six Sigma é aumentar a qualidade, o do Lean é fazer isso de maneira mais inteligente e, acima de tudo, com estratégia.
Mas, se ambas se complementam tão bem, onde estão os desafios de sua implementação? Vejamos:
Desafios na implementação do Lean Six Sigma
Como bem sabemos, implementar mudanças empresariais, sejam elas em processos ou demais ações, sempre requer paciência e insistência. Isso porque, é comum que muitas das mudanças apresentem alguns desafios a serem vencidos. Para te ajudar a implementar o Lean Six SIgma em sua empresa, separamos alguns deles:
1. Resistência à mudança
Não é surpresa para ninguém que, quando se trata de mudanças, sempre há quem seja resistente à essa ação. Assim como em muitas mudanças, implementar o Lean Six Sigma requer paciência. Isso porque, essa metodologia tende a mudar pontos culturais na organização, causando um pouco de desconforto em funcionários mais antigos.
Como resolver?
Um dos caminhos que sua empresa pode seguir para resolver esse problema, é conscientizar e treinar sua equipe. Assim, os membros da equipe irão entender porque certas mudanças estão acontecendo. Sem contar que, ao disponibilizar treinamentos, você deixa sua equipe mais preparada e menos insegura no processo.
2. Ausência de técnica
Só quem já teve que se acostumar a um novo modo de fazer as coisas, sabe como é difícil sair da zona de conforto. Até porque, em muitos casos, a falta de conhecimento técnico adequado causa insegurança. Por isso, assim como citamos no tópico anterior, é preciso garantir que sua equipe consiga acompanhar as mudanças da sua empresa.
O que fazer nesses casos?
Novamente, os treinamentos e cursos são a melhor solução para essa ausência de técnica. Além do mais, é de extrema importância que sua equipe saiba que está tudo bem passar por dificuldades. Lembre-se que é comum que alguns profissionais sintam dificuldade para entender o novo método, mas que com tempo isso se resolve.
3. Falta de planejamento
Não adianta mudar tudo do dia para a noite, pois o Lean Six Sigma é uma metodologia que deve ser implementada com planejamento. Até porque, será esse planejamento que irá evitar que sua equipe cometa erros atrás de erros e sofra para acertar. Com paciência e um planejamento, você minimiza riscos e dificuldades ao longo do caminho.
E agora?
A melhor decisão que sua empresa pode tomar ao decidir implementar essa metodologia, é fazer isso com ajuda. Por isso, sempre aconselhamos as empresas a buscarem profissionais especializados, instituições de treinamentos e aulas. Com esse apoio, você não erra e torna o caminho ainda mais fácil, pois sua equipe está preparada!
Por que contratar a Iwankio Consulting?
Precisa implementar o Lean Six Sigma em sua empresa, mas não sabe como fazer isso? Nós da Iwankio Consulting te ajudamos do início ao fim dessa mudança, garantindo que sua equipe se sinta preparada e evitando erros. Primeiro, te auxiliamos com um programa de assessoria durante a implantação.
Depois, garantimos que sua equipe seja capacitada, para que assim os membros de sua equipe não sofram. Depois, proporcionamos a todo o seu time, uma mentoria de alta qualidade durante o projeto, com reuniões e trocas periódicas. Por fim, toda sua equipe recebe a certificação de especialistas Black, Green, Yellow ou White Belts.
Quer saber mais? Confira: Inteligência artificial para melhoria de processos operacionais