Lean 6 Sigma



Lean 6 Sigma é uma estratégia gerencial disciplinada e quantitativa, cujo principal objetivo é aumentar a lucratividade das empresas através da otimização de seus processos.

Com origens na Toyota e Motorola, a metodologia Lean 6 Sigma pode ser aplicada a processos de qualquer natureza (produção, administração, serviços) por meio de projetos para reduzir desperdícios e obter bens e serviços com maior qualidade, reduzindo drasticamente custos e otimizando o uso de seus recursos.

Lean 6 Sigma – Características e Benefícios:
  • Aplicável a processos de qualquer natureza;
  • Foco na redução da variação e desperdícios: Reduzir o que não tem valor para o cliente;Imprimir velocidade à empresa;
  • Aumentar a confiabilidade de produtos e serviços.Principais benefícios:Maior eficiência operacional;
  • Redução de custos;
  • Melhoria da qualidade;
  • Aumento da satisfação dos clientes;
  • Aumento da lucratividade.
Os projetos Lean 6 Sigma são desenvolvidos nas cinco etapas distintas:

DEFINE:

Na primeira etapa do DMAIC o problema, a meta e o escopo do projeto deverão ser claramente definidos, a partir do Business Case elaborado pelo Champion.

MEASURE:

Na segunda etapa do DMAIC o problema deverá ser refinado ou focalizado. Para isso, as duas questões abaixo devem serem respondidas: Que resultados devem ser medidos para a obtenção de dados úteis à focalização do problema? Quais são os focos prioritários do problema? (Os focos são indicados pela análise dos dados gerados pela medição de resultados associados ao problema).

ANALYZE:

Na terceira etapa do DMAIC deverão ser determinadas as causas fundamentais do problema prioritário associado a cada uma das metas definidas na etapa anterior. Isto é, nesta etapa, para cada meta, será respondida a pergunta: por que o problema prioritário existe?

IMPROVE:

Na quarta etapa do DMAIC devem ser geradas ideias sobre soluções potenciais para a eliminação das causas fundamentais do problema prioritário detectadas na etapa Analyze. Essas soluções devem ser priorizadas e ter seus riscos avaliados, para então elaborar e executar um plano para sua implementação

CONTROL:

A primeira fase da quinta etapa do DMAIC consiste na avaliação do alcance da meta em larga escala. A próxima fase consistirá na padronização das alterações realizadas no processo em consequência das soluções adotadas.Finalmente, deve-se sumarizar o que foi aprendido e fazer recomendações para trabalhos futuros
"O 6 Sigma nos ofereceu a ferramenta exata de que necessitávamos para o treinamento generalizado em gestão, uma vez que ele se aplica tanto a um centro de atendimento ao cliente como a uma fábrica. É a mais importante iniciativa que a GE já empreendeu!"

Jack Welch