Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas estão buscando sempre aprimorar os seus serviços e solucionar os problemas da sua operação com mais rapidez e eficiência, evitando perdas de recursos e tempo de produção.
Diante disso, a busca por métodos de análise e soluções de problemas se torna, não uma simples escolha ou um diferencial, mas uma necessidade para as organizações se manterem competitivas e sustentáveis no mercado.
Por isso, se você está querendo saber mais sobre Método de Análise e Solução de Problemas: Exemplos e estudos de caso. Continue acompanhando este conteúdo.
Mas afinal, o que é Método de Análise e Solução de Problemas
Após momentos difíceis, muitas empresas, em diferentes níveis de corporação, enfrentam grandes desafios para superar essa fase. Por isso, é muito importante encontrar os erros e problemas, visando identificar os riscos e prioridades e não cometer mais os mesmos erros no futuro.
Nesses casos, a melhor forma de se trabalhar é aplicando o Método de Análise e Solução de Problemas – MASP. Ele serve justamente para a resolução de problemas complexos e a oportunidade de melhoria, desenvolvimento e estruturação eficiente da empresa.
Esse conjunto de técnicas e procedimentos refere-se a um processo mais aprofundado e analítico visando aprimorar o ambiente produtivo da empresa. Com outras palavras, ele proporciona um desenvolvimento de melhorias de uma maneira totalmente estruturada, coerente e eficiente num ambiente organizacional.
O Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) é característico do PDCA e as suas oito etapas sistêmicas, que vamos conhecer ao longo da leitura. O sistema segue os quatro passos que são: Planejar, Executar, Verificar e Agir Corretivamente.
Mas, talvez você ainda esteja se perguntando, mas como se aplica o MASP? Então, o processo inicia com o estudo de caso. Uma estratégia de pesquisa que analisa um fenômeno em seu contexto real e as variações que influenciam.
Trata-se de um estudo robusto, intensivo e sistemático sobre uma empresa, comunidade ou pessoa. Além disso, o método obedece alguns passos de ação. Confira abaixo!
8 passos do Método de Análise e Solução de Problemas
Esse método envolve diferentes etapas que podem ser mudadas conforme o objetivo da cada empresa. Confira!
As principais etapas são:
(P) Identificação;
(P) Observação;
(P) Análise;
(P) Plano de ação;
(D) Ação;
(C) Verificação;
(A) Padronização;
(A) Conclusão.
Não há dúvidas que a aplicação do MASP nas empresas geram grandes benefícios a curto, médio e longo prazo para as instituições e todos os colaboradores.
Dentre eles podemos destacar a redução de custos, otimização de processos produtivos, redução de prazos, solução de erros, identificação de erros, solução de erros, melhoria do ambiente de trabalho, otimização na aplicação de novos projetos da empresa, vantagem concorrencial e reposicionamento de projetos.
Exemplo e estudo de caso:
Separamos um exemplo de estudo de caso em uma fábrica de doces com aplicação do Método de Análise e Solução de Problemas – MASP seguindo a filosofia da melhoria contínua (PDCA). O estudo foi realizado pelo Congresso Brasileiro de Engenharia e Produção, em uma empresa situada na cidade de Goioerê-PR desde 1999.
A fábrica Doces Brendha, conta com 14 funcionários que trabalham oito horas por dia durante cinco dias da semana. A empresa precisa produzir diariamente 15.360 canudos. “Por isso, o diferencial da empresa está na busca pela fidelização do cliente”. Além disso, a fábrica trabalha por encomenda de acordo com os pedidos recebidos.
“O processo de produção é dividido em quatro setores sendo eles: preparo do doce de leite, preparação da massa, fritura e preparo final”. Depois começa o processo de aplicação do MASP passando pelas oito etapas citadas acima.
Na parte de identificação de problema. O desperdício de canudos foi o problema de maior prioridade, sendo assim, ele deveria ser resolvido antes dos demais.
Para propor uma solução do problema, foi montado um esquema de pesquisa ainda mais detalhado. Foi construído o Diagrama de Ishikawa. Logo após, foram feitos cálculos para encontrar o valor que a empresa havia perdido com o desperdício de canudos durante a semana de análise.
De acordo com a tabela, foram produzidos 82.416 canudos e foram desperdiçados 1.769. A venda esperada era de 27.472, porém só foram vendidos 26.884, 80 e tiveram 587,20 de prejuízo só em uma semana.
Logo após, foram implantadas ações que pudessem mudar essa situação. Eles perceberam que um dos fatores que levavam ao desperdício era a bandeja de plástico. Após a mudança, era esperada a venda de 27.216 mil, foram realizados 27.092,80 e tiveram um desperdício de apenas 123,2 canudos.
Considerações finais:
De acordo com a pesquisa, a aplicação do Método de Análise e Solução de Problemas – MASP ajudou na melhoria do problema em 79%, por meio de ações simples e com gastos pequenos em relação ao retorno do investimento.
“A ação de implementar as bandejas de alumínio reduziu significamente a quantidade de desperdício de canudos”. Por isso, é importante ressaltar a relevância e qualidade do método de análise, que foi peça chave para encontrar os problemas, elaborar um plano de ação e gerar um impacto positivo na logística do trabalho e na redução de prejuízo.
Não há dúvidas que o Método de Análise e Solução de Problemas – MASP contribuiu de forma cirúrgica e alinhou as ferramentas trazendo resultados significativos.
Quer aprimorar suas habilidades de resolução de problemas?
Saber como reduzir desperdícios nas empresas, aumentar a qualidade e produtividade, com certeza fará dos seus colaboradores profissionais capacitados para atuarem em casos de problemas.
Para alcançar esse patamar de possuir uma equipe altamente pronta e qualificada, nós da Iwankio oferecemos uma formação completa. Com a nossa formação, os seus colaboradores serão capazes de dominar todas as ferramentas e estar preparados para conduzir mudanças a caminho do sucesso.
Está esperando o que? Entre em contato conosco e comece hoje a mudar o futuro da sua empresa.
Leia mais: Cursos para funcionários potencializam resultados?