Tanto o Lean Manufacturing como o Six Sigma são metodologias que buscam o aumento da lucratividade das empresas. Aliás, é justamente por isso que foram amplamente aplicados em organizações no mundo todo.
Porém, mesmo tendo o mesmo objetivo, os dois métodos não são a mesma coisa. É isso que vamos explicar no post de hoje.
Six Sigma
O Six Sigma representa uma metodologia de gestão, onde o foco é a resolução de problemas, identificando e eliminando defeitos. Aliás, o nome dessa filosofia remete diretamente a isso, como explicamos nesse post.
É comum que algumas pessoas acreditem que o six sigma visa apenas alinhar as empresas aos princípios da qualidade. Mas, é mais do que isso: a metodologia foca em ações que priorizam principalmente os clientes.
Dessa forma, o six sigma promove diversas melhorias a fim de aumentar o valor do produto para o cliente. Seja otimizando os processos, oferecendo maior qualidade ao ambiente organizacional ou trazendo padrão aos produtos, entre outras ações.
Lean Manufacturing
Também conhecido como manufatura enxuta, esse método trata-se de um sistema que está voltado para o aspecto operacional. Nele, existe um princípio que relaciona-se à identificação dos 8 principais desperdícios na linha de produção.
Assim que os gargalos são identificados, são aplicadas ações para eliminá-los. Por fim, feitas as correções necessárias, utilizam-se as ferramentas de qualidade para manter a melhoria contínua.
Ou seja, o lean manufacturing procura tornar os processos mais eficazes aos reduzir os desperdícios e otimizar a velocidade da produção.
Lean e Six Sigma
As duas metodologias visam trazer resultados positivos na lucratividade de uma empresa e reduzir seus desperdícios. Porém, cada uma age de uma forma no sistema de produção.
O Six Sigma busca otimizar os processos e diminuir sua variabilidade ao máximo, tornando-os mais capazes. Já o lean manufacturing trabalha procurando eliminar os gargalos dos processos, eliminando os desperdícios e agilizando a produção.
Lean Six Sigma
Logo, ficou evidente que um método poderia complementar o outro, trazendo ainda mais excelência aos resultados. Assim surgiu o Lean Six Sigma.
Esta metodologia propõe projetos de melhoria buscando tornar os processos mais eficientes e enxutos, eliminando tudo o que não agregar valor para o cliente. Com isso, as empresas que o adotam se tornam mais lucrativas e têm o mínimo de desperdícios.
Já imaginou o quanto o Lean Six Sigma pode fazer por sua empresa? Acesse o site se quiser descobrir!