FAE lança Centro de Excelência em Operações
Iniciativa pretende fomentar projetos inovadores por meio da parceria entre academia e empresas
FAE lança Centro de Excelência em Operações Excelência operacional. Esse é um dos principais objetivos da área de operações, que persegue com afinco o protagonismo no âmbito da competitividade no mundo dos negócios. Para a FAE Business School, o ator principal nesse cenário competitivo é o profissional que possui e sabe propagar o conhecimento. Para ser referência nesse segmento, a FAE inaugura o Centro de Excelência em Operações.
A iniciativa dos programas de especialização e de educação executiva das áreas de Engenharia e de Gestão de Operações da FAE foi apresentada neste mês de março para um público formado por empresários, representantes de importantes corporações de atuação nacional e internacional, formadores de opinião e comunidade acadêmica.
O evento contou com a presença do doutor em Engenharia da Produção Jorge Muniz. Professor da Unesp e principal referência nacional na área de Gestão do Conhecimento em Operações, Muniz proferiu uma palestra sobre como o foco na socialização do conhecimento no nível operacional pode ser um importante diferencial para as empresas dos mais diversos setores produtivos, criando um ambiente favorável para a geração de resultados.
“A presença do professor Muniz representa o nosso compromisso com a vanguarda do conhecimento”, diz o diretor dos cursos de pós-graduação da FAE, José Vicente Bandeira de Mello Cordeiro. Jorge Muniz dividiu o palco com o coordenador de Produção da empresa Nutrysabor, Bruno Katsuki, que apresentou o seu projeto de conclusão do curso de Engenharia de Produção, finalizado em 2015, na FAE, como um exemplo de exercício acadêmico com potencial de aplicação real na indústria.
Centro de Excelência em Operações
De acordo com o professor Francisco Ferraes, que lidera o projeto ao lado dos professores Alexandre Iwankio, Cristiane Monte Raso e Gilson Lopes, o objetivo do Centro de Excelência em Operações é promover a integração de esforços entre empresas de diversos setores e a academia. “Acreditamos que o trabalho permitirá a troca de experiências e de estudos que estimulem a adoção e a criação das melhores práticas de Operations Management em nosso país”, analisa.
O projeto reunirá pesquisas de professores e alunos das áreas envolvidas ao longo do ano letivo para promover o intercâmbio do conhecimento teórico e prático com o mercado durante encontros bimestrais. “Funcionará como um fórum, que nós chamamos de Foment. Nele, participarão empresas membros e convidadas do Centro de Excelência em Operações”, explica Ferraes.
Em cada encontro serão apresentados dois cases de melhores práticas em operações e um painel para debate. Será realizado, ainda, um evento anual aberto ao público para a divulgação dos resultados alcançados. Todas as organizações envolvidas na prática e no desenvolvimento de Operations Management podem se candidatar para membro ou empresa convidada do Foment. Mais informações sobre esse processo podem ser obtidas pelos telefones (41) 2112-8009 ou 2112-8010 e pelo e-mail ceo.foment@fae.edu.