Uma hierarquia de processos funciona um pouco semelhante ao projeto de construção de uma casa. Mas, ao contrário do uso de vigas e tijolos, uma hierarquia de processos mostra as ações que mantêm o seu negócio em pé.
Além disso, a hierarquia de processos é complementada pelo uso de um organograma.
O organograma, por si só, mostra como os departamentos e funções estão relacionados, enquanto a hierarquia mostra como as atividades estão relacionadas e como elas fornecem os resultados necessários para atingir os objetivos da sua organização.
Dessa forma, a hierarquia mapeia desde as pequenas atividades, como a forma como uma recepcionista deve atender um telefonema ou um aviso de atraso de pagamentos terceiros, para atividades maiores e mais importantes, tais como a contratação de um líder de setor.
Ou seja, uma hierarquia de processos mostra o que realmente está acontecendo em seu negócio, fornecendo conhecimento e compreensão de como suas tarefas tem fluído, além de identificar o responsável, por quê e quem está tomando as principais decisões. Esse entendimento claro de como os funcionários lidam com as tarefas auxilia diretamente na identificação de bases de melhoria, tanto em termos de execução quanto de todas as partes móveis indiretas ao seu redor;
Tendo isso mente, é importante entender como a hierarquia de processos não fornece apenas a capacidade de identificar e resolver problemas. Com o uso da tecnologia, é muito mais fácil dinamizar e ajustar processos, seja para reduzir custos, melhorar a eficiência ou mudar as atuais políticas legisladas em seu ambiente. Portanto, estamos falando sobre a hierarquia de processos é um caminho para iluminar o modo pelo qual a sua organização opera, entender onde os desperdícios estão acontecendo, quais erros devem ser cortados e como se pode melhorar.
Tipos de processos
Ao classificar os processos de um negócio, é essencial distinguir entre os processos de gestão, os executivos (também chamados de primários) e os de suporte:
Processos de Gestão
Asseguram a formação da estratégia, programação e avaliação, Seu objetivo principal é gerir os processos primários por meio da geração de objetivos e metas.
Normalmente, envolvem os clientes internos.
EXEMPLO:
A elaboração de um orçamento de produto ou serviço;
Processos primários
Voltados para a organização e agregando valor ao seu ambiente. Derivam do direito dessa organização em existir e participar.
Assim, vão desde o cliente (aplicação) e/ ou sociedade (efeito entre os indivíduos). Envolvem então os clientes externos.
EXEMPLO:
Como a sua empresa lida com um pedido judicial;
Processos de suporte
Produzem resultados que não são imediatamente visíveis para os indivíduos, mas fornecem suporte essencial para a execução eficaz dos processos primários, além de outros processos de suporte ou de toda a organização.
Costumam envolver os clientes internos.
EXEMPLO:
Como é possível sua empresa gerenciar todos os arquivos e informações atuais?
Como funciona a Hierarquia de Processos?
A Iwankio Consulting apoia você no desenvolvimento de sua hierarquia de processos. A partir de um treinamento, feito sob medida, voltado para os objetivos da sua empresa, estabelecemos padrões adequados para formalizar processos ainda mais eficientes e econômicos.
Dessa forma, você obtém transparência em todas as áreas e níveis da empresa e estabelece as bases para a otimização de suas estratégias.