Ao falar em Lean 6 Sigma, logo vêm à mente alguns termos associados ao tema: White Belt, Yellow Belt, Green Belt, Black Belt e Master Black Belt.
Mas qual a diferença entre cada um deles? Para esclarecer melhor sobre essas certificações, separamos cada uma delas e suas características.
Certificação White Belt
Perfeita para profissionais de nível operacional da empresa. Ela os treina para compreender os fundamentos do Lean 6 Sigma e suas ferramentas básicas para auxiliar e realizar as atividades determinadas pelos Green e Black Belts na implantação de projetos e na conservação das melhorias.
Certificação Yellow Belt
Capacita profissionais a gerenciar projetos de baixa complexidade para conseguir resultados rápidos e agregar resultados à empresa, mas sem depender muito de outros processos ou departamentos da empresa.
Certificação Green Belt
Treina profissionais a realizar projetos com complexidade menor, mas que trazem aumentos consideráveis nos ganhos da empresa. Eles podem participar de equipes de melhoria ou trabalhar isoladamente em um projeto menor enquanto continuam a fazer seu trabalho rotineiro, conforme o perfil de cada companhia.
Ainda assim, normalmente são guiados pelos Black Belts para encaminhar seu trabalho. Devem dominar totalmente determinados conceitos essenciais do Lean 6 Sigma, como: o que é um sistema, um processo e as técnicas e métodos utilizados na realização das melhorias.
Certificação Black Belt
Forma especialistas para realização de projetos complexos e importantes. Eles precisam saber trabalhar problemas de alta complexidade e propagar a metodologia dentro da empresa, e ficam encarregados de esclarecer dúvidas sobre a metodologia.
Também atuam como consultores internos em melhoria contínua. Além disso, são preparados para identificar as oportunidades de melhorias e reunir os recursos para que elas aconteçam. Auxiliar a equipe – White, Yellow e Green Belts – a realizar seus projetos é mais uma de suas atribuições.
Certificação Master Black Belt
Estes são os mestres em ferramentas estatísticas e melhoria de processos. Portanto, não apenas recebem um upgrade no conhecimento da metodologia Lean 6 Sigma, como também são treinados para desenvolver aptidões em gestão de pessoas, promover inovações, superar resistências e coordenar programas internos de Lean 6 Sigma.
Eles devem frequentar as aulas cumprindo a carga horária, desenvolver e concluir um projeto em sua área durante o programa com a aplicação do método DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve e Control), seguindo os parâmetros comprobatórios de efetividade em sua implantação, usando as horas de coach inclusas dentro da carga horária do treinamento.
Dessa forma, eles obtém toda a compreensão da metodologia, seus princípios e ferramentas.
Agora você já sabe qual treinamento adequa-se às suas necessidades e posição que ocupa dentro da empresa. Acesse nosso site inscreva-se na certificação ideal para você.
Cursos em Setembro com certificação Lean 6 Sigma, confira
https://iwankioconsulting.eadplataforma.com/
Siga-nos em nossas redes sociais – @iwankioconsulting
Não deixe a sua carreira esperando, comece hoje!