O mundo dos negócios está mudando rapidamente e não há tempo para hesitações.
Em todos os segmentos, a competição está ficando forte e o mercado cada vez menos tolerante com erros. É por isso que mais e mais empresas em todo o mundo estão adotando a Gestão por Processos.
A Gestão por Processos é um sistema de gestão que visa melhorar o desempenho geral de uma empresa por meio da otimização de processos de negócios importantes, promovendo a Visão Sistêmica da organização. Trata-se de uma abordagem para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar os processos de negócio para que os resultados desejados possam ser alcançados
A busca por gestão por processos tem crescido, anos após ano, mostrando como as empresas em um nível global reconhecem essa necessidade de melhoria, desenvolvimento e mudança.
É hora de dar uma olhada mais profunda nos benefícios da gestão por processos. Hoje vamos explorar os principais benefícios e as razões pelas quais essa estratégia está prosperando em todo o mundo.
Benefícios da Gestão por Processos
É importante observar que a gestão por processos é uma combinação de práticas centradas na geração de valor organizacional por meio de uma cultura de melhoria de processos.
Pode ser tão simples quanto definir processos pouco claros, procurando continuamente por áreas de melhoria e fazer mudanças, ou tão complexo quanto um empreendimento de reengenharia de processos de negócios completo.
Assim, qualquer que seja sua abordagem, certamente existem muitos benefícios. E estes são alguns dos quais você pode esperar:
- Maior velocidade nas melhorias e mudanças de mercado
Quanto mais rápido conseguirmos colocar um novo produto ou serviço no mercado, mais rápido poderemos atrair compradores e arrecadar lucros para nossa organização.
Assim, a maior velocidade nas melhorias e nas mudanças de mercado é a inovação competitiva necessária para o mercado. Todavia, melhorar a velocidade nas melhorias não acontecerá do dia para a noite.
É fundamental mudar a comunicação entre as equipes e transformar com clareza, esforçando-se para atualizar hábitos, medindo esforços e hiperconcentrando desenvolvimentos pequenos em todos os setores a fim de interligá-los e incentivar diferentes equipes a ter uma visão panorâmica dos processos dos quais atuam.
- Aumento da satisfação do consumidor
Quando você tem um projeto novo e empolgante, é natural querer torná-lo o melhor possível. Mas, não adianta melhorar seus processos apenas internamente: é fundamental pensar na satisfação do seu consumidor. Afinal, é para ele que você está direcionando todos os seus esforços.
Lembre sempre: um cliente fiel é um tesouro do qual você deve manter e esconder do restante do mundo.
No fim das contas, seus rivais estão apenas esperando um deslize seu para desempenhar um papel muito mais instigante, capturando seus clientes e o mostrando o quão insuficiente sua empresa foi.
Então, se você fornecer a seus clientes um aumento da satisfação, terá argumentos suficientes para convencer aqueles que não têm certeza de seus serviços.
- Melhor qualidade de produtos
Melhorar a qualidade do produto é uma das coisas mais importantes para se alcançar na gestão por processos. Isto porque estamos falando sobre o seu crescimento em vendas e sua lucratividade ao longo prazo. Embora não seja uma tarefa fácil, ela recomenda às empresas o aumento de sua receita e sua redução de custos.
Por isso, tantas organizações buscam melhorar a qualidade do produto, incorporando práticas de qualidade em seus processos de rotinas.
Afinal, a qualidade deve ser intrínseca ao desempenho das empresas e ao gerenciamento de suas operações diárias.
- Redução de custos
Um dos benefícios da Gestão por Processos consiste em ferramentas poderosas para gerar melhorias dramáticas nos principais processos de negócios e tempo hábil.
E essas ferramentas têm grande potencial na hora de economizar custos e melhorar a satisfação do cliente, aumentando a eficiência e reduzindo o tempo de ciclo.
Não há dúvida de que, à medida que as organizações buscam maneiras de economizar dinheiro em tempos de incerteza econômica, elas chegarão à conclusão de que precisam trabalhar com menos recursos. Mas, os cortes podem ser prejudiciais no longo prazo se forem feitos sem levar em consideração seu impacto nos fluxos de trabalho, na produtividade organizacional, na moral da equipe, e, em última instância, no impacto aos seus clientes.
- Maior compreensão sobre as atividades da organização
Apenas uma maior compreensão torna capaz resultados efetivos, alcance de metas e transformação de seus objetivos mais específicos em gerais.
A compreensão permite conduzir pessoas e processos de forma mais eficaz, promovendo melhorias, criando ambientes colaborativos, através da motivação, princípios de autodesenvolvimento e, consequentemente, à conquista de resultados.
Benefícios da Gestão por Processos
A Gestão por Processos aborda a organização de forma mais ampla, com as diferentes áreas se interrelacionando. Os diversos processos estão interagindo e a gestão monitora isso como um todo, garantindo a satisfação do cliente.
Com a Gestão por Processos há maior sinergia entre as áreas, com processos otimizados, padronizados e controlados, fortalecendo o relacionamento interdepartamental, possibilitando a visão do “todo” e produzindo resultados voltados para o negócio.
Viu só como alguns dos benefícios da gestão por processos podem auxiliar sua organização?