A visão sistêmica como diferencial competitivo nas organizações consiste em olhar de forma integrada e como um todo uma operação, entidade ou negócio em relação ao seu ambiente.
Por exemplo, uma planta é feita de raízes, caule, folhas, flores e sementes. Cada parte é uma necessidade vital para a sobrevivência da planta. Essa sobrevivência depende do ambiente circundante, bem como de suas próprias partes.
O pensamento sistêmico, ou uma visão sistêmica, é revisar não apenas um problema ou desafio isoladamente, mas no contexto de seu entorno. Mais do que entender, a visão sistêmica envolve a relação do ambiente interno com o ambiente externo, compreendendo como são feitos os acordos e passadas as informações.
Na visão sistêmica, os colaboradores têm ciência da parte em que ocupam dentro dos processos a partir de uma visão geral, proporcionando melhores relacionamentos e qualidade no atendimento. Se na visão sistêmica, o desempenho de cada colaborador afeta as partes relacionadas, é nela então que os processos precisam estar bem claros e organizados!
Mas qual a diferença de sistemático e sistêmico?
Quando foi a última vez que você pensou sobre por que sua empresa faz o que faz?
Toda empresa existe para produzir um determinado resultado – um serviço ou um produto – ‘’Por que fazemos isso?’’ deveria ser substituído por ‘’Estamos mesmo fazendo isso?’’ ou ‘’Por qual caminho devemos seguir para fazer isto?’’.
Essas perguntas tornam-se a essência de um bom pensamento estratégico. E o pensamento estratégico é o resultado de ter uma visão sistêmica como diferencial do seu negócio.
Então, qual é a distinção entre sistêmico e sistemático?
Uma visão sistêmica parte da natureza holística ou integrativa e interdependente de cada parte de um negócio. A visão sistêmica permite que você veja como cada parte influencia e interage com o todo.
Sistemática, por outro lado, refere-se a seguir um processo claramente definido e organizado: é sobre ter processos, ou sistemas, que são previsíveis – ou seja, produzem o resultado esperado todas as vezes em todos os momentos. Pode-se dizer que, enquanto a visão sistemática se concentra nos resultados, uma visão sistêmica se concentra na inter-relação.
Então, por que é importante saber a diferença? À luz da pergunta: ‘’Por que fazemos nossos processos assim?’’ não se desenvolve uma visão mais crítica de seus processos?
É esta visão crítica que se torna essencial para o bom funcionamento dos processos e da criação da visão sistêmica como diferencial competitivo nas organizações.
Afinal, quais elementos constroem a visão sistêmica?
Uma visão sistêmica é construída a partir da visão e compreensão do fluxo dos processos, do monitoramento e melhoria de seu desempenho. São fundamentais para que isto ocorra:
Conexão para entender que tudo está interligado: pessoas, mercado, resultados, clientes;
Profundidade, indo à raiz do problema para buscar a melhor saída;
Empatia, visto que pessoas são parte do processo, com suas particularidades, interesses e motivações;
Comunicação clara e objetivo, visto que se comunicar é ser entendido, interagir e ter suas palavras valorizadas.
A visão sistêmica como diferencial competitivo nas organizações
Todo versus Peças
O todo é maior do que a soma de suas partes.
Uma organização empresarial possui departamentos e desempenha diferentes funções. A teoria tradicional de gestão sustenta que as funções são definidas, executadas e gerenciadas conforme cada departamento.
As receitas são vistas como uma função do departamento de vendas, por exemplo, e têm pouco ou nada a ver com o departamento de expedição. A visão sistêmica olha para cada função individualmente, mas também em relação ao todo e ao meio ambiente.
Cooperação, não competição
Uma empresa tem recursos limitados de tempo, pessoal e financeiro. A gestão tradicional opõe diferentes linhas de produtos, departamentos e funções entre si. O time, os departamentos ou produtos com melhor desempenho são recompensados com mais recursos.
Uma visão sistêmica como diferencial competitivo nos negócios leva à conclusão de que a empresa se sairá melhor se todos os departamentos trabalharem juntos, em vez de competirem uns com os outros ou se verem em uma relação de clientes entre si.
Os inter-relacionamentos entre a equipe, os departamentos, a alta administração, os clientes e os fornecedores produzem padrões de comportamento. O desempenho da empresa melhora quando os resultados desses padrões são analisados e a solução ideal se torna aparente.
Máquina versus Organismo vivo
Um organismo vivo muda constantemente.
As empresas na visão sistêmica como diferencial competitivo são vistas como organismos vivos, em vez de máquinas estáticas bem oleadas. O negócio de um ano atrás não é o mesmo de hoje.
A árvore faz
As empresas têm um impacto que está além de seu alcance imediato. O velho ditado ‘’não consigo ver a floresta por causa das árvores’’ é como alguns empresários vêem sua empresa. Tudo o que eles veem é assunto deles.
Reconhecido ou não, o negócio está integrado à cultura, à sociedade e ao meio ambiente. Não existe sozinho. O meio ambiente e a cultura também afetam os negócios.
Curas, não curativos
A administração tradicional aprendeu a reagir e resolver problemas ao invés de curar as suas causas. A cura efetiva dos problemas exige tempo e racionalização.
Uma visão sistêmica dos negócios requer pensar e analisar uma série de variáveis. Dessa forma, a ação deve ser baseada na compreensão de todo o sistema. Assim, a visão sistêmica como diferencial competitivo nas organizações é completa!