O Design of Experiments (DOE) é um conjunto de métodos utilizados para aumentar a velocidade de aprendizado sobre melhorias em sistemas, processos e produtos. Conheça melhor o DOE no post de hoje!
Para que serve?
O DOE ajuda a entender a influência de determinadas variáveis no desempenho de um processo ou produto. A partir dessa compreensão, pode-se implementar soluções que diminuam ou eliminem raízes das variações. Assim, permite que os produtos e processos sejam otimizados.
Basicamente, o DOE ajuda a entender qual a melhor fórmula para desenvolver seu produto com o máximo de qualidade. De acordo com essa técnica, um experimento bem sucedido está apto a responder questões como:
- Quais são os fatores-chave do processo?
- Qual combinação de fatores irá de fato fazer com que o processo tenha um desempenho aceitável?
- Quais são os efeitos principais e de interação do processo?
- Como trabalhar a variabilidade do processo?
Abordagens do DOE
O DOE geralmente apresenta abordagens baseadas nos estudos de Fisher. Ele demonstrou que o planejamento estratégico e detalhado de certa experiência e sua execução diminui drasticamente a ocorrência de falhas. Para tanto, utilizava um conjunto de experimentações.
Por isso, com base no trabalho dele, o DOE desenvolveu alguns conceitos-chave nos quais se apoiar para ação. São eles:
Variável de resposta
Trata-se de um aspecto de qualidade ou capacidade de desempenho;
Fator
Também conhecida como variável independente, pode-se relacionar à qualidade ou quantidade. Seu objetivo é avaliar a repercussão da variável resposta;
Blocos
São conjuntos de unidades experimentais que são abordadas de forma parecida;
Nível
Uma medida ou melhoria que pode ser estabelecida seguindo determinados valores relevantes ou uma escolha entre prováveis valores;
Efeito
É a mudança sofrida no valor da variável de resposta que acontece quando a variável de blocagem passa de um nível para outro.
Aplicação do DOE
Ele pode ser aplicado para o planejamento de experimentos e também para a adequação de processos com alguma complicação. Quando adotado já na implantação de um novo projeto, é capaz de garantir a melhoria da produção e da gestão. Dessa forma, otimiza tempo e reduz as despesas com o desenvolvimento.
O DOE é uma das principais técnicas aplicadas por Black Belts e Green Belts nos projetos Lean 6 Sigma DMAIC.
Quer descobrir como implantar o DOE na sua empresa de forma eficiente? Acesse o site e conheça nosso treinamento!