Gerenciar bem um negócio pode ser a chave para o sucesso e encontrar meios que facilitem a boa execução dessa tarefa tão desafiadora, é essencial. Veja algumas ferramentas de última geração que podem ajudar no crescimento do seu negócio e invista em melhorias.
Graças aos avanços tecnológicos está cada vez mais fácil executar tarefas que antes demandavam tempo e muito esforço, agora é possível concluir atividades de maneira simples, com menos esforço e com maior precisão.
Gerenciar um negócio demanda o acompanhamento e controle de inúmeras atividades, algo que naturalmente pode ser difícil de ser executado com 100% de exatidão pelo ser humano.
Uma pesquisa liderada pelo renomado neurocientista Jean-Philippe Lachaux, da Inserm (Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica), o cérebro humano perde o foco ao lidar com multitarefas, portanto, uma pessoa que faz duas coisas ao mesmo tempo, na verdade, ela presta atenção em somente uma dessas coisas.
Tendo isso como base, descubra alguns aplicativos tecnológicos muito proveitosos na hora de gerenciar diferentes tarefas.
Quais são as ferramentas que não podem faltar na sua gestão?
Para manter o controle das atividades
- Asana
- Trello
- Runrun.it
- Rescue time
Todas as ferramentas acima auxiliam na colaboração, organização e acompanhamento de tarefas de maneira precisa, facilitando a padronização e a obtenção de bons resultados.
Com interface interativa, esses aplicativos podem ser moldados de maneiras específicas, de modo que se adequem às necessidades dos mais variados tipos de processos.
Para anter a comunicação interna
- Slack
- Microsoft Teams
- Fleep
- Intranet
Ambas as ferramentas funcionam como uma espécie de chat online, onde toda a equipe pode manter a comunicação de maneira simples e simultânea.
Nesses dois aplicativos diversas salas e grupos de conversa podem ser criados, otimizando, de tal modo, discussões sobre determinados projetos.
Além disso, o slack, por exemplo, possui a função chamada de vídeo, ótimo recurso para organização de reuniões.
Para manter a integração da equipe
- Workplace
Manter a integração do time é uma excelente aposta para tornar o ambiente mais leve e para estabelecer o espírito de parceria e confiança dentro de organizações. Uma ferramenta que tem mostrado muitos benefícios nesse quesito é o Workplace.
O workplace by facebook é uma plataforma criada pelo Facebook, empresa já consagrada no mundo das redes sociais, para facilitar a comunicação e integração dentro de organizações.
Com uma interface parecida com a do Facebook, o workplace permite que os integrantes da equipe compartilhem ideias, momentos e gostos pessoais.
Como escolher a ferramenta ideal para meu negócio?
Além de serem excelentes para a organização de empresas na modalidade de trabalho presencial, os aplicativos também podem representar grande ajuda para adaptação de modelos home office e híbridos.
Há inúmeras ferramentas tecnológicas que podem ajudar a manter a qualidade do fluxo de processos, auxiliando em sua organização, comunicação e integração, no entanto, é preciso ter em mente que algumas se encaixam melhor em certos modelos e nichos de negócios que outros.
Sendo assim, nossa dica é que uma pesquisa minuciosa seja feita acerca dessas ferramentas, testando todos os seus recursos e analisando seus benefícios dentro de modelos de negócios específicos, até que a melhor seja encontrada.
Descubra mais sobre como melhorar o seu negócio com a Iwankio Consulting, entre em contato conosco e trabalhe rumo a melhoria contínua.