Entenda os perigos de uma gestão excessivamente controladora

A gestão é a chave para o sucesso de uma empresa, isso quando feito da maneira correta, sem desfalques e sem excessos. Entenda os perigos de uma gestão excessivamente controladora, evite cometer erros e assegure a saúde dos processos e das relações do seu negócio.

É natural que gestores tenham a propensão de agir com firmeza, afinal, desde sempre a civilização tem a ideia errada da imagem que o gestor deve passar aos seus colaboradores. Entretanto, a firmeza no agir deve ser ponderada para evitar transmitir uma imagem autoritária à equipe.

Para entender como gerenciar um negócio de maneira eficiente, é preciso ter em mente que a equipe precisa se sentir confortável, caso contrário, a qualidade do processo corre sérios riscos. Entenda!

Quais são os principais riscos de uma gestão excessivamente controladora?

Bloqueia o processo criativo

Uma gestão excessiva gera grande pressão sobre a equipe, e isso acaba afetando o conforto, motivação e bloqueando o processo criativo deles, algo que tem grande influência no progresso de uma marca.

 Para que consigam ter um bom rendimento e apontar oportunidades de melhorias, os colaboradores precisam se sentir confortáveis e livres para explorar novos caminhos dentro da organização. 

Causa insatisfação dos colaboradores

Gestões autoritárias costumam gerar medo e insatisfação dos colaboradores, isso porque as pessoas costumam não gostar de trabalhar  em locais de clima pesado onde se é pressionado o tempo todo, sem reconhecimento e sem oportunidades de crescimento.

Além disso, a insatisfação pode afetar a atenção e o cuidado da equipe para a execução de tarefas, podendo até prejudicar a forma como os clientes são atendidos. Esse tipo de falha tem influência direta na reputação da organização.

Causam problemas de relacionamento na equipe

Uma gestão controladora tende a causar tensão recorrente entre a equipe, algo que pode ser negativo para as relações internas, causando desentendimentos e prejudicando a integração de processos, algo que pode gerar problemas de comunicação e falhas graves.

Como gerenciar na medida certa?

Considere as necessidade de toda a equipe

Antes da tomada de decisões que envolvem diretamente o processo de criação e oferta  de um produto ou serviço, tenha em mente que os colaboradores estarão à frente de tudo, por isso considere seus limites e necessidades para cumprir com o proposto.

Agindo deste modo, frustrações serão evitadas de ambas as partes e o cumprimento de tarefas, assim como a satisfação de clientes, serão facilmente alcançados.

Ouça e entenda os colaboradores

Evite ser do tipo que não aceita opiniões, pois elas são importantes para o progresso de uma empresa,portanto, a ajuda de terceiros para a identificação de melhorias deve ser sempre bem-vista.

Tenha em mente que mesmo os melhores gestores não conseguem estar 100% cientes de tudo que acontece em uma empresa, por este motivo o bom relacionamento com os colaboradores é tão importante.

Atenção às cobranças

Quando feitas de maneira saudável, as cobranças são excelentes ferramentas motivacionais e ajudam a manter a qualidade e agilidade do processo. No entanto, quando feitas de maneira inadequada podem causar grandes frustrações e ser prejudicial ao progresso dos negócios.

Por isso, a cobrança deve ser feita somente após a análise e identificação de falhas no processo. Lembre-se, a cobrança deve ser uma ferramenta para o alcance de resultados, e não para atrapalhar a obtenção dele.

É importante também ter atenção ao tom da cobrança e procurar ser claro quanto às necessidades da empresa, pois isso torna a ação mais eficiente e ajuda a trazer bons resultados.

Entenda mais como gerenciar o seu negócio com maestria com a ajuda da Iwankio Consulting e ande rumo a melhoria contínua.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Você também pode gostar