É fundamental entender a aplicação da metodologia DMAIC para resolver problemas e reduzir desperdícios nas empresas. Afinal, essa estratégia Lean Six Sigma é utilizada para melhorar, otimizar e estabilizar produtos e processos de negócios, por meio de uma abordagem estruturada e padronizada para um problema.
Seu roteiro é conduzido pela tomada de decisões com base em dados e fatos, excelente para reduzir erros e transformar processos.
Aplicação da metodologia DMAIC para redução do retrabalho
O acrônimo DMAIC relaciona as palavras definir (D), Mensurar (M), Analisar (A), Incrementar (I) e Controlar (C) e é conhecido como um processo de melhoria baseado em dados, com o objetivo de detectar e eliminar as causas que provocam os problemas de impacto nos resultados da organização.
Antes de usar o DMAIC, é importante avaliar se é a estratégia certa para sua situação. O DMAIC não pode ser empregado em certas circunstâncias ou cenários, como para projetar ou criar novos processos. Seu foco principal sempre deve ser a melhoria dos processos, a redução do retrabalho e gestão correta de projetos existentes.
Dessa forma, existem algumas condições específicas a serem consideradas ao decidir se o DMAIC é uma boa opção, tais como:
- Há um problema crônico com um processo existente ou conjunto de processos;
- Você vê que há uma boa chance de reduzir itens como defeitos e prazos de entrega, ao mesmo tempo em que economiza custos e melhora a produtividade;
- O processo é quantificável, os dados podem ser medidos e o acúmulo de dados pode ser analisado;
Depois de determinar que o DMAIC pode potencialmente ter um impacto significativo em otimizar seus processos e atuar na redução de desperdícios, será possível compreender profundamente as cinco etapas de implementação: definir, mensurar, analisar, incrementar e controlar.
Definir (D)
Primeira Etapa Do projeto DMAIC, na qual o problema, a meta e o escopo do projeto deverão ser claramente definidos pela equipe responsável pelo projeto. O objetivo desta etapa é definir com precisão o escopo do projeto;
Mensurar (M)
Na segunda etapa do DMAIC o problema deverá ser refinado ou focalizado. O objetivo desta etapa é determinar a localização ou o foco do problema;
Analisar (A)
Na terceira etapa do DMAIC deverão ser determinadas as causas fundamentais do problema prioritário associado a cada um dos problemas prioritários definidos na etapa anterior. O objetivo desta etapa é determinar as causas do problema prioritário;
Incrementar (I)
Na quarta etapa do DMAIC devem ser geradas ideias sobre soluções potenciais para a eliminação das causas fundamentais do problema prioritário detectadas na etapa Analisar. Essas soluções devem ser priorizadas e ter seus riscos avaliados, para então elaborar e executar um plano para sua implementação. O objetivo do Improve é implementar soluções para as causas do problema;
Controle (C)
Na quarta etapa do DMAIC devem ser geradas ideias sobre soluções potenciais para a eliminação das causas fundamentais do problema prioritário detectadas na etapa Analisar. Essas soluções devem ser priorizadas e ter seus riscos avaliados, para então elaborar e executar um plano para sua implementação. O objetivo do Improve é implementar soluções para as causas do problema;
Documente o novo processo
Durante a fase de controle, sua equipe deve documentar os processos novos e aprimorados.
Isso inclui a atualização de mapas de processo, listas de verificação com novos procedimentos e outras documentações padronizadas. Quanto mais digerível e fácil de entender a documentação, mais fácil será para todos adotarem a nova maneira de fazer as coisas.
A maneira mais poderosa de fazer isso é tornando o local de trabalho visível. Isso é feito usando coisas como o sistema 5-S para garantir que cada área de trabalho esteja ordenada e limpa, e rotulando cada área de trabalho com instruções importantes.
Comemore o sucesso
A celebração da aplicação da metodologia DMAIC para redução do trabalho não é importante apenas para a moral da equipe, mas também aumenta o impacto de mudança em toda a organização.
A divulgação de cada sucesso ajuda a empresa a perceber a possibilidade de ganhos futuros.