O estoque é considerado uma forma de desperdício devido aos custos relacionados. Isso é verdade para matérias-primas, trabalhos em progresso e produtos acabados. E, dessa forma, o excesso de compras ou um planejamento ruim levam ao desperdício de estoque, impactando negativamente o resultado da companhia
Aliás, também pode sinalizar um vínculo de processos mal projetados entre a fabricação e a compra/planejamento. Portanto, o Lean Thinking não se concentra apenas na fábrica, mas também requer a otimização do processo e a comunicação entre as funções de suporte.
Compra, planejamento e previsão podem ter uma versão de trabalho padronizado na forma de mínimos e máximos definidos e pontos de pedido que são mapeados para o fluxo do processo e o ritmo de demanda dos clientes. Assim, comprar matéria-prima apenas quando necessário e reduzir os trabalhos em progresso, além de restringir o ‘’estoque de segurança’’ reduzirá esse tipo de desperdício.
Tem mais interesse em ler sobre o estoque como desperdício no Lean Thinking?
Sobre o estoque
O gerenciamento de desperdício de estoque dentro do Lean Thinking é uma abordagem voltada a otimizar a gestão e o valor do estoque de uma empresa.
Antes de os fabricantes começarem a usar o gerenciamento de desperdícios Lean Thinking, fabricam seus produtos com base no planejamento da demanda (ou até mesmo constroem e estocam o que acreditam que o cliente possa querer). No entanto, com o Lean Thinking, o fabricante descobre e elimina o excesso de estoque e armazena apenas o que precisa em um período de tempo específico.
Causas de desperdício de estoque
O desperdício de estoque envolve o armazenamento de produtos ou materiais que não são necessários no momento.
O excesso de estoque resulta em perda de espaço e desperdiça o custo associado ao estoque físico. Embora seja uma preocupação significativa na manufatura, ela ocorre também em outros setores:
- Cadeias de suprimentos não confiáveis;
- Falta de compreensão em relação a demanda;
- Longos tempos de configuração;
- Velocidades de produção que não estão alinhadas entre as áreas de produção;
- Excesso de capacidade em algumas áreas e subcapacidade em outras;
- Sistemas de monitoramento ruins;
Das soluções para o desperdício de estoque
O Lean Thinking visa reduzir o desperdício de estoque, melhorar a eficiência e aumentar a lucratividade por meio de uma série de princípios e atributos.
Então, como exatamente esses processos de gerenciamento de estoque se traduzem em benefícios reais para o seu negócio (adicionar ponto de interrogação) Vamos dar uma olhada:
Prazos de entrega mais rápidos
Com o Lean Thinking traduzido em um padrão consistente em suas operações, seu estoque e processos de fabricação se beneficiarão de um nível muito maior de eficiência.
Como resultado, você terá menos atrasos e prazos de entregas mais curtos – maximizando a satisfação do cliente.
Aumente a qualidade
O foco principal do gerenciamento de desperdícios de estoque no Lean Thinking é diminuir o número de defeitos e retrabalhos nos produtos. Com processos otimizados para evitar erros humanos e economizar tempo para seus funcionários, o aumento da qualidade será alcançado.
Maximizar seus lucros
As práticas lean ajudam a diminuir os custos, eliminando o desperdício em toda a empresa, para que todas as economias possam ser adicionadas ao lucro.
Como gestor, você é levado a examinar suas despesas para garantir que os lucros sejam maximizados em todas as fases da produção.
Reduza o desperdício de estoque
Ao implementar o gerenciamento de estoque Just In Time você tem suas mercadorias em mãos apenas quando são necessárias, o que significa menores custos de manutenção de estoque, menos estoque morto e a capacidade de adaptação rápida para combater flutuações de demandas.
Melhorar a cultura da empresa
Nela, cada funcionário tem suas funções definidas e que agreguem real valor ao negócio, o que, em última análise, aumenta sua produtividade e moral. Como resultado, muitas vezes há uma mudança na cultura que valoriza a melhoria diária.
Conclusão
Ao eliminar ou reduzir os desperdícios de estoque no lean thinking, você aumentará a produtividade de seus funcionários e reduzirá seus custos, pois cada desperdício reduzido em seu estoque é um valor adicionado ao seu lucro. Certamente, o mesmo é verdade na hora de reduzir e eliminar os outros sete desperdícios do Lean.
Se você busca saber mais sobre o assunto e está procurando um especialista, entre em contato com a Iwankio Consulting para entender melhor.