A gestão da melhoria contínua da qualidade (CQI) se desenvolveu no século XX como uma abordagem que buscava resolver os problemas de processos antes que os erros pudessem prejudicar os clientes.
Hoje, neste artigo, você aprenderá sobre os princípios básicos, métodos e benefícios da melhoria contínua da qualidade. Além disso, também exploraremos as razões pelas quais os colaboradores e outros stakeholders podem rejeitar tentativas formais de formar equipes de melhoria e como as equipes podem ganhar confiança na abordagem CQI durante o treinamento Iwankio Consulting.
Mas o que é melhoria contínua da qualidade?
A melhoria contínua da qualidade (CQI) é uma filosofia de gestão de qualidade que incentiva todos os membros de uma organização a continuamente perguntar o que pode ser feito melhor.
O CQI baseia-se nas abordagens de gerenciamento de qualidade existentes, como TQM, Lean e Six Sigma, e enfatiza que a satisfação do cliente é de fundamental importância para qualquer organização. Apesar do foco do CQI nas pessoas, os dados direcionam a busca por problemas e capturam melhorias. Esse processo às vezes é também chamado de melhoria de desempenho e qualidade (BPM) e envolve três etapas principais : desenvolver, implementar e refletir.
Ocasionalmente, a gestão de contínua melhoria de qualidade pode ser considerada uma parte da gestão de desempenho, que é avaliação de longo prazo do treinamento para garantir que eles atendam às metas da organização.
A gestão de desempenho tem duas partes: CQI, que oferece às equipes a oportunidade de testar e implementar novas estratégias à medida que trabalham, em ciclos de melhoria mais curtos; e avaliação do processo, que um grupo pode conduzir examinando as questões-chave de uma perspectiva sistêmica. As organizações também podem usar o gerenciamento de desempenho para incentivar os membros da equipe a participarem dos esforços de melhoria.
Origens e uma breve história do CQI
A busca formal e o gerenciamento da qualidade no século XX remontam aos modelos de controle de processo estatístico de Walter Shewhart das décadas de 1920 e 1930.
Shewhart demonstrou que os funcionários podiam rastrear a variação nos processos e na produção de produtos em um gráfico, o que lhes permitia ajustar o trabalho à medida que era concluído. Essas atividades não apenas produziram produtos superiores, mas também capacitaram os funcionários a aprender mais sobre seu trabalho e ser responsáveis por ele. O aluno e colega de Shewhart, W. Edwards Deming, refinou ainda mais os conceitos, que eventualmente encontraram seu caminho nas filosofias de gestão de qualidade, como TQM, e depois na melhoria contínua da qualidade.
Melhoria contínua da qualidade | Princípios fundamentais
Organizações e pesquisadores articulam os fundamentos da melhoria contínua da qualidade de maneira ligeiramente diferente, mas geralmente, incorporam 5 princípios:
- OBSERVE O SISTEMA E SEUS PROCESSOS
A maioria dos problemas é encontrada em processos, não em pessoas.
O CQI busca soluções para produzir o melhor resultado, em vez de culpar as pessoas pelos problemas que surgem. Nele, os problemas ocorrem devido a informações erradas, instruções pouco claras ou uma má liderança a partir da entrega dos processos.
- ANALISE DADOS COM ESTATÍSTICAS PARA IDENTIFICAR E DETALHAR OS PROBLEMAS E PONTOS FRACOS
O CQI emprega experimentação serial, também chamada de método científico.
Sob essa estrutura, as equipes manipulam diferentes variáveis para ver o que funciona melhor. Esses testes são estruturados para que os profissionais possam capturar os resultados e o curso da ação escolhido.
- EMPREGUE EQUIPES MULTIFUNCIONAIS FORMADAS POR FUNCIONÁRIOS, GERENTES, VOLUNTÁRIOS, MEMBROS DO CONSELHO E ATÉ MESMO CLIENTES
A melhoria da qualidade é responsabilidade de toda a equipe, não apenas da gestão.
- CAPACITE TODAS AS PARTES INTERESSADAS PARA IDENTIFICAR PROBLEMAS E OPORTUNIDADES DE MELHORIA E DESENVOLVER E APRESENTAR SOLUÇÕES COM AGREGAÇÃO DE VALOR AO CLIENTE.
Atender aos requisitos do cliente é fundamental.
Um problema comumente reconhecido em qualquer processo é a variação. A variação nos processos causam variação também nos resultados. O CQI e todas as filosofias de gestão da qualidade buscam tornar os processos consistentes. Quando a saída é consistente, as equipes podem começar a melhorar os processos e seus resultados.
Existem também outros princípios que orientam a melhoria da qualidade.
A melhoria deve ser parte da cultura da organização e uma parte natural de como as pessoas desempenham seu trabalho. Melhoria não significa apenas sucesso em um projeto pontual, em vez disso, é um esforço contínuo, simultâneo com deveres regulares. Os esforços contínuos também testam as melhorias à medida que acontecem, sem esperar por uma avaliação formal.
Costuma-se dizer que o CQI não segue o ditado: se não estiver quebrado, não conserte.
Ao contrário, os membros da equipe CQI devem buscar de forma proativa maneiras de serem eficientes e eficazes.
Por que usar a melhoria contínua da qualidade?
Uma abordagem de melhoria contínua da qualidade oferece vários benefícios às organizações.
Conforme as organizações vão mudando seus modelos para que os mesmos tenham foco em resultados, os esforços devem ser mensurados e devem fazer sentido real para a organização, satisfazendo todas as áreas.
A melhoria da contínua da qualidade fornece benefícios estruturais e procedimentais, que incluem:
- Responsabilidade do membro da equipe;
- Criatividade e criação de soluções;
- Moral elevado dos membros;
- Processos, gerenciamento de informações e documentação aprimorados;
- Maior adaptabilidade às mudanças;
- Ferramentas e métodos para monitorar a eficácia do treinamento;
- Oportunidades para treinamentos adicionais e novos módulos de treinamento.
O que é um treinamento de melhoria contínua da qualidade
Embora os princípios do CQI possam parecer convidativos, os membros da equipe podem rejeitar iniciativas de melhoria por muitos motivos.
Os hábitos são difíceis de ajustar e as pessoas geralmente não gostam de mudanças.
Uma palavra-chave na sentença de melhoria da qualidade é contínua. Para ter sucesso, o esforço deve ser contínuo e consistente, e isso exige um esforço adicional, ao qual os membros da equipe podem resistir.
Um treinamento de melhoria contínua da qualidade visa garantir que todos os membros da equipe, funcionários, gerentes e outras partes interessadas se sintam consistentemente capacitados para melhorar os esforços e resultados.