As melhores práticas do Lean 6 Sigma na gestão de serviço em campo podem contribuir de diversas maneiras. Seja no agendamento de visitas, escalação de atendimentos ou na qualidade da prestação de serviço, este método é imbatível. Quer saber como? Então continue lendo o post de hoje!
O Lean 6 Sigma une um conceito a uma série de ferramentas práticas e eficientes, que buscam reduzir as falhas ao máximo. Isso tudo de forma inteligente e instaurando uma cultura de melhoria contínua, que garante os melhores resultados. Tanto em performance, como em qualidade, produtividade, eliminação de desperdícios e aumento na lucratividade.
Se esses aspectos são importantes na indústria, na prestação de serviços, a relevância destes elementos é ainda maior. Afinal, o cliente estará em contato direto com um representante da marca, dentro de seu ambiente, seja empresa ou residência.
Assim, qualquer falha cometida na gestão de serviço em campo, tem um potencial enorme de arruinar a experiência do cliente.
Gestão do serviço em campo
O serviço em campo envolve todo o trabalho de organizar a escala de profissionais que fará o atendimento ao cliente. Bem como fazer um agendamento eficiente, registrando as particularidades de cada serviço. Tudo isso deve ser providenciado pela equipe de back office, com a devida orientação da gestão.
Por isso, as boas práticas do Lean 6 Sigma na gestão de serviços em campo é tão importante. Suas ferramentas e conceitos são extremamente valiosos para organizar tudo de forma eficiente, prática, com qualidade e otimizando os atendimentos.
Com os princípios do Lean 6 Sigma, o back office poderá fazer escalas mais organizadas e eficazes. Por exemplo, considerado endereços próximos para deslocamentos mais rápidos e utilizando as informações de cada serviço de forma estratégica.
As boas práticas do Lean 6 Sigma na gestão de serviços em campo também podem ampliar as competências dos profissionais para prestar um atendimento impecável. Tanto no agendamento das visitas, como na realização do suporte em si.
Outro ponto importante das boas práticas do Lean 6 Sigma na gestão de serviços de campo é estar atento ao feedback dos clientes. Ao ouvi-los, você saberá exatamente o que precisa ser melhorado e que está atendendo satisfatoriamente às expectativas. Isso sem, é claro, deixar de acompanhar as tendências e novidades do mercado, aproveitando ao máximo as oportunidades.
O resultado disso tudo são clientes satisfeitos, que terão preferência pela sua empresa e irão recomendar seus serviços. O que gera aumento de engajamento e, consequentemente, elevação na sua lucratividade.
Benefícios das boas práticas do Lean 6 Sigma na gestão de serviços
Ao aplicar as boas práticas do Lean 6 Sigma na gestão de serviços, sua empresa terá muitos benefícios. Entre eles:
- Redução de custos desnecessários, seja em tempo, seja em recursos
- Elevação da produtividade da equipe, que terá suas atividades otimizadas de forma inteligente
- Aumento na qualidade do serviço prestado, garantindo valor ao cliente
- Gestão de tempo e das equipes através de ferramentas efetivas
- Melhor relação entre as equipes de campo e back office
- Maior fidelização de clientes
- Destaque em relação às demais empresas perante o mercado.
Já pensou desfrutar de todos esses benefícios em seu negócio? Isso é possível e nem requer que você tenha conhecimentos específicos em melhoria contínua. Basta contratar uma consultoria especializada para implementar o Lean 6 Sigma. De sua parte, como empreendedor, fica o encargo de incentivar o engajamento toda a empresa.
É importante que todos na companhia saibam a importância e conheçam os retornos desta implementação. Somente assim darão a devida importância ao método e aplicarão os conceitos apreendidos.
Nós, da Iwankio Consulting, somos especialistas em implementar metodologias da melhoria contínua com eficiência, praticidade e qualidade. Nosso time de consultores é totalmente capacitado para ensinar suas equipes a trabalhar com a melhor performance. Utilizando, para isso, os preceitos do Lean 6 Sigma.
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